segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Meu pequeno está crescendo!

O Davi anda “se descobrindo”. Está tão fofo que eu nem sei explicar. Aprendeu a rir (finalmente) e no período da manhã gosta de dar o seu bom dia da melhor forma possível! Ri e mexe as pernas, braços, cabeça, tudo de uma vez! Graças a Deus ele está se desenvolvendo bem e engordando também. Hoje eu percebi que ele descobriu sua mão e está admirado com ela. Se apaixonou pela mão...rsrs
Nesse mês de julho ele teve alguns probleminhas, como a cólica que não dava trégua de jeito nenhum, levou uma mijada caprichada de potó na perninha (para quem não conhece potó é um inseto que tem por aqui, parece uma formiga que voa e tem uma bundinha levantada que balança pra lá e pra cá, e solta uma substância que queima – e feio – a pele) e teve que começar a tomar ferro, com vitamina C, coisa que já deveria estar fazendo faz tempo pela sua prematuridade – mas eu não sabia. Ele esta com anemia e quem detectou fui eu, que sugeri para a médica que eu achava que estava pálido demais. Isso poderia ser evitado se ele tomasse o ferro desde a época certa, logo depois de nascido. Mas, infelizmente (ou não) não pude contar com o pediatra que vinha lhe acompanhando para que fosse verificada essa palidez... porque emergência ele só atende particular. E não atende o celular (que eu consegui com uma mamãe que conheci no consultório, porque ele não deu). Poxa, pagando tão caro no plano de saúde, a gente tinha que encontrar algum médico que não fizesse isso, mas quando a gente precisasse nos ajudaria! E graças a Luciana, amiga desde quando cheguei no Piauí, cuja mãe é pediatra, consegui um acompanhamento maravilhoso para o Davi: passei por uma consulta com a melhor gastropediatra da cidade no mesmo dia que precisei (sendo que eu já tinha marcado consulta assim que foi diagnosticado o refluxo oculto do Davi, mas teria que esperar um mês para ser atendida porque ela é muito cheia) e, logo em seguida, passei pela mãe da Lu, que me atendeu também no mesmo dia que precisei e que pediu um hemograma onde foi detectada uma anemia bem acentuada. Ela e a gastro se assustaram e me disseram: "tem coisas que só a mãe vê e o melhor diagnóstico quem tem é a mãe mesmo". Ninguém achava o Davi pálido, nem o pai, nem minha mãe. Só eu.
Para quem vai ser mãe de primeira viagem, dou uma dica: procurem pediatra MULHER, e de preferência, MÃE. O primeiro pediatra, que foi indicação da Dra. Simone, não acreditava em cólicas em bebês (ele dizia que "não tem anda a ver" esse negócio de cólicas e só passava antiácido para o bebê) e o Davi chorava, se espremia a maior parte do tempo que estava acordado. Mas o pediatra nunca acreditou em mim quando eu dizia que eram cólicas. Foi só eu começar a dar o remedinho que a gastro passou, para gases, e melhorou 90%. Além desse remedinho, iniciei uma dieta sem leite ou quaisquer de seus derivados e carne de boi (eu sei, não sobra muita coisa pra eu comer...rsrs... tudo que é cremoso vai leite) - isso em decorrência do refluxo, que a gastro diz ser fisiológico mas acha melhor manter a medicação. Dizer que ele não tem mais cólicas nenhuma é mentira, mas melhorou demais. E se ele não tivesse chorado tanto, se espremido tanto (tantas vezes eu pedi: “Dr, pelo amor de Deus, me dê algum remedinho para ele parar de fazer essa força!”) , ele também não tinha uma hérnia umbilical tão grande quanto tem e nem teria golfado tanto leite!
Fora esses pequenos probleminhas, que não são nada perto da alegria desse bebê e de sua esperteza, essa noite ele me deu um baile! Dormiu 22h30, como de costume, e acordou 00h, 01h, 02h, 04h, 05h, 06h e daí não dormiu mais. É, ele só não acordou às 3h! Eu fico um caco, mas sei que ele está pior porque eu via que era dor - cólicas. Agora está num sono profundo desde 10h (são 12h15), está tirando o atraso.
Quanto à minha mãe, ela foi embora dia 18, infelizmente. Minha mãe é perfeita, só queria deixar isso registrado... rs. Agora estou com a Reizinha me ajudando. A Reizinha já tinha trabalhado aqui em casa e saiu porque casou e mudou-se para União, uma cidade aqui perto (uns 60 km, eu acho). Liguei pra ela, desesperada e propus que ela ficasse comigo de segunda a sexta. Ela não pode, mas acabamos negociando e ela dorme aqui duas vezes por semana, e fica indo e vindo o resto dos dias. Está saindo caro para mim, mas pelo menos é alguém que eu confio porque sei que ela gosta muito de mim e tem o maior carinho pelo bebê. E eu gosto muito dela.
E como estou criando o Davi? Pagando a língua...rsrs
Ele quer colo? Colo ele tem, o dia inteiro se quiser – meu, do Juliano, da Reizinha. Já falei pra ela: “não quero que ele chore em hipótese alguma e se ele quer colo, sente no sofá e dê colo pra ele!”.
Já sei: “ah, Ana, você esta acostumando mal”. Pode ser. Mas vou explicar as razões:

1º: ser mãe. E mãe de uma criança que ficou na UTI, lutando pela vida, com tubos no nariz e com a mãozinha toda furada. Uma criança que tinha as perninhas quase da grossura do meu dedão e que passou noites sem o carinho da mãe e pai, só ouvindo aquelas sirenes da UTI, naquele ambiente tão pesado.
2º: com 2 meses, a criança não tem desenvolvimento neurológico suficiente para fazer manha, para “manipular” os pais. E, o Davi não é uma criatura maquiavélica que quer colo para mostrar que manda na casa...rs
3º: logo, o que ele menos vai querer é colo, porque vai querer correr, brincar com amiguinhos, etc. Vou aproveitar e dar o colo enquanto ele quiser. Quero curtir cada fase do bebê com tudo o que ele precisa e quer!

Bom, é isso. Amigas que ainda não têm filhos, cuidado com os seguintes dizeres “filho meu vai ser assim ou assado”... eu to pagando...rsrsrsrsrsrs

7 comentários:

Schimerys Baal disse...

Ser uma boa mãe é não ditar o que ele ira ser e sim deixa-lo livre mas perto de nossos olhos rs.


Retribuindo a visitinha.

Luciana disse...

Ana , que bom que você já está mais calma... menina, passei uma com a “maior folha da unimed de fortaleza”, rsss... pediatra de enfeite! De medir e pesar bebê! Depois te conto! Bem que eu te disse que a dra. ES era gastro... a minha pediatra a indica quando existe a necessidade. O Davi deve está lindo... coloca uma foto para que a gente possa curti-lo. Vou a São Paulo na próxima semana e quando chegar, irei te visitar... beijo!

Vivien disse...

É, minha mãe tb me diz para não reclamar dos filhos dos outros, dizer que não farei isso ou aquilo, antes de ter os meus ehehehehhe... xêro pra ti!

Tainah εïз disse...

O Davi tá lindo mesmo!!!
Fico babando qdo vejo as fotos do orkut!!!rsrsrsr
É muito bom saber que ele está crescendo saudável!
Deve ser lindo demais ele brincando com a mãozinha... rsrsrs
Beijão!!!

Roberta disse...

Amei o relato do seu parto e a luta de seu bb.
Eles são vitoriosos mesmo.
Arturzinho tbm é prematuro e um lutador.
Aqui existiram alguns ditados sobre filhos, mas tbm, faz tempo, né, Ana Laura tem 11 anos.
Agora com o Artur não, ele faz o q quer e nós, na medida do possível o acompanhamos.
E amamos tudo isso.
Deu tão certo q agora, mesmo morando com minha mãe, até ela e meu irmão pegaram o rítimo.

Beijos nos seu anjinhos lindos.

Cidinha Dias disse...

Bem, tô ficando desesperada, porque eu falo muito que filho meu não vai ser assim e assado.
Amiga, espero que Davi não tenha que passar por mais nada. Tão pequenininho e já passou por tanta coisa. Você tem razão em dar colinho. Acho que no seu lugar faria a mesma coisa.
Beijocas mil.

Fê França disse...

Ana, estava com saudade!!! É verdade, não podemos dizer até sermos mães. Não sou (ainda), por isso tento entender tudo :o). Um beijo enorme e... estou de blog novo: www.fernandafranca.com.br/blog Beijos.