sexta-feira, 17 de abril de 2009

Gripe

Estou de molho, na cama, por causa de uma baita gripe (é, peguei do Ju). Fiquei deitada ontem o dia inteiro, só tirando a hora que fui até a Dra. Simone para ouvir dela que não posso tomar remédio nenhum: só um Tylenol para febre ou dor e Rinosoro. Voltei pra casa e deitei, agora pensem: ja tá difícil eu levantar da cama para ir até o banheiro normalmente (é, gente, minha barriga está grande - a maioria sabe disso), imaginem com gripe e o corpo todo dolorido. Mas tudo bem, vai, hoje já estou melhorzinha. Em todo caso, a Dra. Simone me proibiu de dar aulas tanto ontem quanto hoje e queria até me dar um atestado para segunda. Nãããoooooooooo!!!!!!!!!!! Seria ótimo ficar em casa se eu não tivesse que terminar o conteúdo das disciplinas!! Fiquei chateada de não dar aula hoje e nem amanhã, quando eu ia antecipar (ou repor, sei lá, já perdi as contas) aulas.
Ontem eu passei tão mal o dia que o Davi mal se mexeu. Hoje, em compensação, ele já fez muita bagunça aqui dentro. O Juliano está em Brasília, morto de preocupação com a minha saúde, e com o fato de eu ficar sozinha, mas já tratei de acalmá-lo. Tenho certeza que Deus vai cuidar de mim essa noite já que não vou tê-lo comigo.

Aproveitando esse chá de descanso que tô tendo, puxo meu computadorzinho para o quarto e fico leeendo e leeendo coisas sobre maternidade. Já contei do parto normal que eu quero, né? Pois é, agora outra coisa que tem me chamado a atenção é o fato da amamentação. Vou tentar exclusiva até os 6 meses, principalmente se eu tiver leite suficiente. O problema foi no "amamentar em público", que eu nunca tinha parado pra pensar.
Não sou daquelas pessoas que vai tirar isso numa boa, de verdade. Fora o Juliano, minha mãe e minhas amigas, não quero mais ninguém metendo o bedelho, olhando. Se encostar no meu peito então, ah, meu Deus, me poupe, nem sei o que eu sou capaz de fazer. Se eu perceber que a pessoa está louca de vontade de me ver amamentar, é capaz que eu me tranque no banheiro com o bebê. Eu juro. Odeio gente que fica olhando - olhando tudo, sabe, olhando você conversar, olhando você comer, olhando você falar no telefone e principalmente olhando você num momento de intimidade, como é amamentar.
Eu estive lendo uma reportagem sobre o assunto, e já sei que o negócio vai pesar. Vou colocar aqui alguns trechos:

"As mulheres que têm vergonha de expor o corpo na praia ou na piscina, por exemplo, são fortes candidatas a ficar divididas entre o desejo de satisfazer o filho e o receio de expor a mama. "Quanto maior é a aceitação do próprio corpo, menor é a vergonha de amamentar com pessoas por perto", completa a psicóloga clínica Katia Cristina de Araújo Barboza, de São Paulo."

- gente, eu sempre tive vergonha de ficar de biquini na frente dos outros. Nunca usei biquinis pequenos e nunca quis expor meu corpo, nem com roupas normais, muito menos na praia e piscina...

"O problema é que, muitas vezes, as pessoas em geral também não encaram o ato como algo natural. Isso acontece até entre os amigos. "Quem está na presença da mãe que vai oferecer o seio à criança fica mais sem graça do que a própria mulher que amamenta. Por uma questão cultural, elas agem como se não pudessem olhar", diz Ivete Halpern."

- não vou mentir que várias vezes, para evitar o constrangimento da mãe, eu mesma saio de perto e dou bronca em quem fica olhando. Eu fico sem graça e constragida por imaginar a mãe sentindo vergonha.

"Ivete Halpern, psicóloga clínica das Maternidades Pro Matre e Santa Joana, em São Paulo, explica que a amamentação não está 100% desvinculada do objeto sexual porque fora da maternidade a mama tem essa conotação."

- eu nunca duvido da existência de tarados e mulheres curiosas demais de plantão.



E aí vc me pergunta: Ana, vc não vai amamentar em público? E eu te respondo que vou:

"Poder suprir todas as necessidades alimentares do filho, principalmente nos primeiros meses de vida, causa uma grande satisfação nas mães e também um sentimento de segurança por ter a capacidade de prover seus bebês com o próprio leite. "Ter consciência de que a amamentação é a melhor opção para as próprias mães e para seus bebês, dá muito mais segurança para que o aleitamento materno seja praticado em lugares públicos", explica Juliana Florêncio."

(Fonte: http://meunene.uol.com.br/Edicoes/90/artigo11137-1.asp)

2 comentários:

Tainah εïз disse...

Tô tão ansiosa pra ver o rostinho do Davi!!!
Adoro vcs 2!!!
Bjos

Vivien disse...

Oi, Ana! Olha, vou te dizer que não acho legal não amamentar en público... Se eu estiver no shopping, vou para o fraldário... Para te falar a verdade, acho até anti-higiênico, já vi tantas cenas onde as mães exageram, sabe? Vi uma empurrando um carrinho de compras num supermercado com uma das mãos enquanto com o outro braço segurava seu bebê "pendurado" em seu seio... Meu marido ficou horrorizado! E não tem que me faça acreditar que todos os homens que olham uma mulher amamentando olham apenas por achar aquele momento bonito e sagrado, gente indecente e tarado tem em tudo que é lugar... Pretendo amamentar até no máximo 1 ano, mas não te critico sobre essa dúvida nem me condeno por pensar assim, afinal, cada pessoa pensa de um jeito. Então, fica tranquila, deixa o filhote fofo nascer e faça o que teu coração mandar, sem culpas, sem receios, sem se preocupar com o que os outros te falarem, ok?
xêro pra ti!